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Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos - Filosofia de atender os mais altos padrões de qualidade do setor

Publicado em 29/05/2018 - 09:05

Conquistar um selo como o do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) é parte de um longo e exigente processo, sendo este voluntário, confidencial, independente e periódico.

Os critérios avaliados incluem atendimento de requisitos legais, excelência técnica na realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração de aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e segurança do paciente.

Mas, uma vez implementado, os benefícios são muitos.

Forma de reconhecimento do sistema de qualidade de uma empresa, o PALC garante a segurança dos processos e também proporciona maior transparência à gestão. Os indicadores de desempenho são avaliados de forma mais crítica, o que resulta em ações de melhoria mais efetivas e assertivas.

Outro aspecto importante diz respeito às áreas técnicas e de apoio, que são sustentadas por transformações tecnológicas e treinamentos constantes, ativando o engajamento da equipe. É possível perceber que a cultura da qualidade está enraizada quando os colaboradores trabalham seguindo essas diretrizes de forma natural.

Mensurar o custo da qualidade é um trabalho difícil, pois naturalmente se categorizam apenas os gastos visíveis - que, de fato, existem. 

Mas, em contrapartida, existe a visibilidade e um diferencial adquirido com o selo, já que os laudos de laboratórios acreditados têm total confiabilidade no mercado. Além de ganhos financeiros em seus contratos junto às operadoras de saúde.

 

Nos trilhos da qualidade

 

O Alvaro Apoio conta hoje com mais de 17 anos de certificações e acreditações, atendendo a normas nacionais e internacionais. Entre elas está o PALC, válido na empresa desde janeiro de 2016.

Seguindo as metodologias do selo, são realizadas avaliações de competências, biossegurança e auditorias internas periódicas. Outro valor trabalhado é a concessão de riscos e segurança do paciente, atuando de forma proativa com ações de prevenção. 

Claudia Maria Meira Dias, gerente de Qualidade Integrada do laboratório, conta que o foco está na padronização e na análise de desempenho dos processos através de indicadores de performance.

Ser acreditado é motivo de orgulho dos colaboradores por estarem realizando seu trabalho corretamente e de acordo com as normas adequadas, buscando melhores resultados, qualidade dos serviços oferecidos e competência técnica.