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Padrão de qualidade Alvaro Apoio: cuidado minucioso em cada detalhe

Publicado em 13/08/2019 - 14:08

Garantir a qualidade de um laboratório de Apoio é um trabalho de muita responsabilidade e relevância, pois a medicina laboratorial é responsável por 70% do diagnóstico, impactando diretamente na segurança do paciente e na condução terapêutica deste pelo médico.

Segundo Dra. Claudia Meira, Superintendente de Operações Médicas de Análises Clínicas, responsável também pela Gestão da Qualidade do Grupo Dasa, a qualidade laboratorial pode ser dividida em três pilares: a qualidade percebida pelo cliente, a qualidade analítica e a qualidade da entrega, ou seja, do laudo.

No caso do Alvaro Apoio, os clientes são os laboratórios de Análises Clínicas, que conhecem os processos de laboratório e, consequentemente, possuem um alto nível de exigência. A empresa procura responder a esta confiança com a implementação de diversas ferramentas da qualidade, auditorias internas da qualidade, dentre outras.  

Toda essa tecnologia e trabalho para entregar o melhor oferecem resultados animadores: o Alvaro Apoio tem a taxa de recoleta mais baixa do mercado, com apenas 0,35%.

Para a garantia da qualidade analítica, o Alvaro Apoio utiliza controle interno da qualidade a cada rotina para todos os exames que realizam e para a avaliação externa da qualidade, contrata ensaios de proficiência contemplando todo o portfólio de exames. Segundo a Dra. Claudia Meira, manter a qualidade analítica através destes controles é algo inegociável, pois além de ser uma exigência regulatória, tem todo o apoio da direção da Dasa.

O Alvaro Apoio participa dos Programas de Proficiência da Controllab e do Survey do CAP, dentre outros. Periodicamente, recebe amostras que simulam amostras de pacientes e, após análise destas pela área de produção de exames, os resultados são enviados aos programas de proficiência, os quais emitem um relatório estatístico dos resultados que nos permite avaliar o nível de exatidão de cada resultado frente à média dos participantes. É uma excelente ferramenta para avaliação da qualidade dos exames e comprova a excelência do que o Alvaro entrega aos clientes.

Os Programas de Avaliação Externa da Qualidade que o Alvaro Apoio participa são uma excelente ferramenta para avaliação da qualidade dos exames e comprova a excelência do que entrega aos clientes.

Ainda referente à qualidade analítica, o laboratório conta com um comitê de verificação/validação de métodos que participa ativamente do planejamento, execução e avaliação/aprovação de novas metodologias para internalização na produção de exames. É um trabalho multidisciplinar que conta com as equipes da qualidade integrada, produção técnica e equipe médica dos NTOs (Núcleos Técnico-Operacionais) e especialistas - em que vários conhecimentos se somam para analisar profundamente a performance de uma nova metodologia, evitando eventuais impactos na segurança do resultado e desfecho clínico-laboratorial.

O terceiro pilar trata especificamente da qualidade da entrega do produto, que é o laudo, e que também impacta na percepção do cliente. O Alvaro Apoio conta com uma equipe de médicos de apoio ao NTO responsável pelo conteúdo e qualidade do laudo, revisando-os periodicamente para garantir atualização às novas diretrizes e referências, além de novas metodologias que a Dasa busca aprimorar continuamente.

Em uma empresa de grande porte, é ainda mais crucial ter mecanismos que permitam a mensuração e controle de qualidade. Com o alto volume de resultados liberados a cada dia, um cuidado minucioso com cada detalhe e o olhar para cada laudo como se fosse único é o que diferencia o trabalho do Alvaro Apoio.

 

Assessoria científica

A assessoria científica tem como missão auxiliar os laboratórios clientes do Alvaro Apoio a atingir patamares de qualidade cada vez melhores. É interesse de todos que isso aconteça e todos ganham. Fruto deste trabalho com a equipe interna de pré-analítico da Dasa e a equipe de assessoria científica, tem sido a diminuição do índice de recoleta. A empresa depende da qualidade da coleta e do preparo do envio das amostras pelos clientes, por isso busca sempre demonstrar a eles onde estão as oportunidades de melhorias, através dos indicadores, mas também apoiá-los nas melhores práticas. Por isso, o Alvaro Apoio tem o menor indicador de recoleta para este segmento. É um trabalho de parceria!

 

Excelência comprovada internacionalmente

Para a Dra. Claudia, as acreditações são uma ótima forma de avaliar a qualidade dos laboratórios: “Diferente de certificações, em uma acreditação você precisa seguir e se adequar a padrões e requisitos determinados na Norma por especialistas na área”.

“Na Acreditação, os padrões de qualidade e melhores práticas são estabelecidos por especialistas na área laboratorial e de gestão, agregando valor ao laboratório.”

O Alvaro Apoio optou pelas Acreditações PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da SBPC/ML) e o CAP (College of American Pathologists), que são bem rigorosas e reconhecidas nacional e internacionalmente, o que confere ao Alvaro a credibilidade que seus clientes merecem. No caso do CAP, o NTO de São Paulo do Alvaro é o único laboratório de Apoio do Brasil que alcançou o nível de qualidade requerido por esta acreditação.

"Por mais que tenhamos boas práticas e cultura da qualidade há anos, é muito importante também termos a auditoria internacional. Esse olhar externo garante a qualidade para todos os nossos clientes: são mais de três mil requisitos a serem preenchidos, e os profissionais do CAP fazem vistorias periódicas e verificam, detalhadamente, todos os processos de qualidade analítica e de gestão, além das auditorias de auto-avaliação internas que fazemos periodicamente”, explica Dra. Claudia.

 

Reestruturação interna

O Alvaro Apoio tem como estratégia entregar diferenciais que o destacam neste segmento. Além das auditorias, a empresa busca mais atributos exclusivos, como detalha a Dra. Claudia:

 

Prazos de entrega

Nos últimos anos, temos trabalhado focados em melhorar cada vez mais os nossos prazos sem comprometer a qualidade dos nossos serviços. Muitas melhorias foram feitas, como mais acesso a uma logística extremamente eficiente, equipamentos de última geração, gerenciamento mais eficiente das manutenções preventivas… Temos os melhores prazos do mercado, alinhado a um dos valores da Dasa – executamos com eficiência e entregamos com excelência.

 

Equipe médica

A equipe médica foi ampliada e atualmente é composta por patologistas clínicos e especialistas experientes em medicina clínica e laboratorial. Esta equipe está sempre alinhada com o que há de mais inovador na medicina diagnóstica, participando de congressos internacionais e apoiando ativamente o NTO, e todos os processos relacionados, na decisão de soluções com o melhor custo-benefício. Além, claro, de dar todo o suporte na interpretação clínico-laboratorial aos clientes.

O NAM (Núcleo de Atendimento Médico) é um canal disponível para acesso e suporte técnico referente a dúvidas de interpretação dos exames.

 

Expansão

Com cinco Núcleos Técnico-Operacionais distribuídos por todo o Brasil, conseguimos oferecer nossa tecnologia a clientes de diversos estados. Os NTOs estão estrategicamente posicionados em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.

 

Conhecimento compartilhado para evoluir

Não foi apenas a parte técnica que a empresa inovou para oferecer o melhor aos seus clientes. O Alvaro tem estimulado cada vez mais a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais da área - um exemplo são os Simpósios, eventos que levam seus especialistas periodicamente a diferentes lugares do país com pautas importantes e atuais do mercado. Além disso, promove aulas educativas, como os Mini Simpósios, que vão até os clientes e estimulam boas práticas em diferentes frentes da produção laboratorial.

 

Tradição com serviço de ponta

O Alvaro Apoio está há mais de cinquenta anos no mercado. Por isso, é extremamente importante se manter atualizado: desta forma, a empresa consegue entregar a tradição e ainda assim se manter moderna.

Um investimento importante nessa área foi a parceria com a Quest, líder mundial de serviços de diagnóstico. A Dasa participa da GDN (Global Diagnostics Network), uma rede de laboratórios focada em aprimorar a prestação de cuidados com a saúde em todo o mundo. Uma das iniciativas dessa ação é a transferência de tecnologias pioneiras para a empresa.

“A gente quer aprender com os melhores e estar sempre conectado às tendências mundiais”, conclui a Dra. Meira, que reforça ainda: “somos pioneiros nesse tipo de iniciativa e a única empresa do Brasil que participa da GND”. A rede tem laboratórios em países líderes na saúde, como Alemanha, Coreia e Austrália.