Skip to main content

/node/132

Acreditação CAP: a qualidade que os clientes Alvaro Apoio merecem

Publicado em 01/08/2018 - 15:08

Nova parte da área técnica da empresa exclusiva do Alvaro Apoio, localizada em Barueri (SP) desde o início do ano, conta com acreditação internacional do College of American Pathologists.

Uma das principais preocupações do Alvaro Apoio é oferecer a máxima qualidade nos seus laudos. Por isso, a nova parte da área técnica da empresa exclusiva para apoio a laboratórios, localizada em Barueri (SP), é Acreditada do College of American Pathologists (CAP). Uma grande notícia para os clientes, já que o Alvaro torna-se o único laboratório de Apoio com um atestado internacional de qualidade como este.

Confira um bate-papo com a Dra. Cláudia Dias, Gerente Corporativa da Qualidade Integrada do Grupo Dasa, para que você possa conhecer melhor sobre a Acreditação CAP.

 

  1. Dra. Cláudia, como funciona a Acreditação CAP?

O Grupo Dasa é Acreditado CAP desde 2003, ou seja, há 15 anos temos este importante reconhecimento de qualidade. Desde então, a cada dois anos, os profissionais do CAP fazem uma auditoria in loco. Neste mês de julho/2018, sete deles vieram nos auditar e avaliar todos os serviços que nós prestamos na área técnica de Barueri (SP), que é onde temos as esteiras dedicadas para os exames do Alvaro Apoio.

 

  1. Quais são os processos e fluxos auditados?

Eles avaliam os processos técnicos de todos os setores que realizam exames dentro da Dasa e também nas áreas que chamamos de suporte, que envolve gestão de pessoas, segurança do colaborador e segurança da informação, por exemplo. Tudo o que envolve Análises Clínicas, Genética e Anatomia Patológica.

 

  1. Por falar em Anatomia Patológica, esta é uma das especialidades do Alvaro Apoio. Como foi esta auditoria?

Na Anatomia Patológica, os auditores destacaram todo o processo de gestão que nós temos. Além disso, elogiaram o controle de qualidade em cada etapa, as análises de como reportamos os nossos resultados para o cliente e a rotina de realizarmos, periodicamente, um estudo com os nossos citologistas. Todos os casos positivos são reavaliados pelos médicos. E eu percebi também que os auditores estão acostumados com um volume pequeno de exames lá onde eles trabalham nos Estados Unidos, e ficaram encantados como nós trabalhamos com segurança, controle de qualidade e resultado confiável com um grande volume de testes.

CAP

 

  1. Por que o laboratório conveniado deve levar em conta uma acreditação como a CAP na hora de escolher o seu Apoio?

A Acreditação CAP dá uma grande credibilidade naquilo que o cliente nem sempre consegue ver como o Alvaro faz. Então, quando vem alguém de fora com critérios muito claros de Qualidade e avalia o processo passo a passo, é uma confiança a mais de grande importância. O CAP trabalha com checklists imensos e avalia item por item. O cliente não está em nosso dia a dia, então com uma Acreditação internacional como esta eu sinto que ele confia mais em encaminhar, sabendo que alguém conhecedor daquele negócio atestou nossa Qualidade.

 

  1. Na prática, como os auditores acompanham os processos?

Por exemplo: para citometria de fluxo e hematologia, veio um médico auditor especialista que trabalha e conhece esta área; para Anatomia Patológica, veio um médico anátomopatologista para avaliar todo o processo, inclusive discutir casos com os nossos médicos patologistas. Eles querem ver como foi que chegamos à conclusão do laudo, como ele foi enviado, quais informações ele continha... Querem saber de tudo. São todos esses critérios que vão dar uma segurança para o nosso cliente do Apoio.

 

  1. Por que o Grupo Dasa e o Alvaro Apoio investem neste tipo de acreditação?

A Dasa já tem isso em sua cultura há anos: buscar pela máxima qualidade em todos os seus processos. Por isso, temos as Acreditações nacionais e estamos alinhados a todas elas. O CAP trouxe este diferencial pelo tamanho do nosso negócio. Somos hoje o quinto maior grupo de Medicina Diagnóstica do mundo e temos como missão crescer, e crescer com qualidade. E isso é atestado pelo CAP há 15 anos.

 

Se você quiser mais informações sobre a Acreditação CAP, procure o seu representante e peça para entrar em contato com a equipe da Qualidade do Grupo Dasa e do Alvaro Apoio.

Para acessar outras Acreditações e Qualificações do Alvaro Apoio, clique AQUI.