Skip to main content

/node/15

Medicina personalizada

O complexo mecanismo biológico Avanços da genética, da bioinformática e das influências ambientais

Atualmente, as doenças são tratadas com medicamentos que atuam na média dos pacientes que têm sintomas comuns, mas que podem ter mecanismos moleculares diferentes, exigindo tratamentos distintos.

Isto causa desperdício: boa parte dos pacientes não responde ao tratamento porque, neles, o mecanismo alterado é diferente daquele em que a droga atua, produzindo muitas vezes efeitos colaterais indesejáveis.

O alvo inicial da Medicina Personalizada é a área do câncer, em que várias alterações genéticas já foram identificadas como causadoras da enfermidade, permitindo tratamento preciso.

A medicina preventiva, uma das metas da Medicina Personalizada, terá um custo menor que a curativa, que atua quando aparecem os sintomas e a doença já evoluiu. Conhecendo-se o mecanismo biológico das enfermidades, pode-se fazer prevenção de riscos, impedindo ou retardando o aparecimento da doença.

O Alvaro Apoio possui profissionais altamente qualificados e moderna tecnologia para disponibilizar aos seus clientes diversos painéis com marcadores genéticos associados à prevenção de doenças e ao tratamento personalizado.

Saúde do Coração

O Painel Genômico Saúde do Coração, oferecido pelo Alvaro Apoio, realiza a análise de 123 biomarcadores distribuídos em 104 genes. Com uma amostra de saliva, oferece um relatório individual e exclusivo com informações importantes sobre o corpo, que ajudam a entender como o estilo de vida e genética do paciente podem influenciar sua saúde. O exame possibilita a prevenção e tratamento mais eficaz de doenças cardiovasculares.

Mesmo seguindo as recomendações realizadas pela American Heart Association (AHA), muitos indivíduos não conseguem atingir os resultados para manter um perfil comportamental e metabólico ideal (como não fumar, manter IMC abaixo de 25 e realizar exercícios regularmente), e prevenir tais tipos de doença. Neste sentido, o exame tem a capacidade de predizer a medicação mais adequada ao genótipo do paciente, sua metabolização e ainda sinalizar a sua predisposição genética ao desenvolvimento de diversas doenças cardiocirculatórias.

Condições gerais de Saúde

O Painel Genômico de Condições Gerais de Saúde do Alvaro Apoio foi um dos primeiros exames de Medicina Personalizada lançados no Brasil.

Ele é capaz de identificar os marcadores genéticos associados às doenças mais comuns, indicando a predisposição ao seu desenvolvimento em cada paciente. Dessa forma, aumentam-se potencialmente as chances de prevenção ou minimizam o impacto do desenvolvimento de mais de 26 tipos diferentes de doenças, como Alzheimer, Parkinson, Hipertensão, Asma e Diabetes Tipo 1.

Planejamento de Gravidez

O Painel Genômico de Planejamento de Gravidez do Alvaro Apoio é um dos primeiros exames de Medicina Personalizada no Brasil.

Com ele, é possível saber se um dos futuros pais é portador de variantes genéticas que predispõem o desenvolvimento de mais de 70 doenças hereditárias, podendo, desse modo, oferecer ao médico a oportunidade de tomar condutas pré-concepção e pré-natal que possibilitem um tratamento mais preciso e efetivo.

O teste é baseado na pesquisa de marcadores genéticos clinicamente relevantes, exaustivamente descritos na literatura científica, sendo extremamente aconselhado para mulheres que tiveram casos de doenças genéticas, problemas de desenvolvimento ou malformações genéticas ocorridas em sua família ou de seu parceiro.

Resposta a Medicamentos

O Painel Genômico de Resposta a Medicamentos do Alvaro Apoio oferece orientações individualizadas a pacientes e médicos para melhorar a eficácia dos medicamentos prescritos, assegurando eficiência na terapia. A maioria dos medicamentos é processada por um pequeno número de vias metabólicas, cuja eficácia é determinada pela variante genética da pessoa.

Isto significa que a mesma medicação, com a mesma dosagem e para a mesma doença, apresentarão os mais variados efeitos entre as pessoas. Isto permite uma Medicina Personalizada e oferece ao médico a possibilidade de prescrever a dosagem que melhor atenda a necessidade de seu paciente, saber sua eficácia e prevenir o uso de medicamentos que causarão efeitos colaterais severos.

O Painel Genômico do Alvaro Apoio oferece informações detalhadas sobre a resposta específica de seu paciente aos seguintes medicamentos:

  • Metabolismo da Fenitoína
  • Metabolismo do Clopidogrel
  • Metabolismo do Metoprolol
  • Metabolismo do Voriconazol
  • Resposta a Beta Bloqueadores
  • Resposta fração ejeção do V.E (FEVE)
  • Toxicidade ao Metotrexato
  • Hipersensibilidade ao Abacavir
  • Hipersensibilidade à Carbamazepina
  • Hipersensibilidade à Fenitoína
  • Inibidores da Bomba de Prótons
  • Interferon/Ribavirina
  • Varfarina

Resposta à Dieta, Nutrição e Exercício

O Alvaro Apoio traz o que há de mais avançado na Medicina Personalizada com o Painel Genômico de Resposta à Dieta, Nutrição e Exercício. Um exame que fornece um relatório individual e exclusivo com recomendações cientificamente comprovadas sobre comportamentos alimentares, condições de saúde relacionadas ao peso, dieta ideal, necessidades nutricionais e exercícios mais indicados ao seu genótipo.

Por meio da análise de seus marcadores genéticos, você poderá entender melhor como o seu metabolismo funciona e encontrar respostas únicas para as suas perguntas, otimizando os resultados pretendidos em atividades físicas, dieta ou uso de energia pelo corpo.

Com apenas uma amostra de saliva, você agora pode descobrir mais do que imaginou ser possível sobre sua saúde e o que te faz único. São analisados mais de 140 marcadores genéticos, expressos em órgãos como cérebro, estômago, intestino, músculos, pâncreas e até mesmo diretamente no tecido adiposo. Com isto, é possível ter percepções de como o seu corpo processa açúcares, gorduras, nutrientes e vitaminas, oferecendo estratégias individualizadas para ajudá-lo a alcançar e manter um peso saudável baseado em sua genética específica.

Descubra os segredos do seu corpo a partir da sua genética:

  • Reações a alimentos
  • Necessidades nutricionais
  • Comportamento alimentar
  • Exercícios mais indicados
  • Dieta recomendada
  • Biotipo

Orientações personalizadas com base em sua genética para:

  • Atingir seu peso ideal
  • Melhorar seu desempenho físico e mental
  • Maximizar sua energia
  • Ter uma vida mais saudável
  • Prevenir doenças