Skip to main content

/node/193

Tecnologia avançada para exames de dengue, zika e chikungunya

Publicado em 03/12/2019 - 16:12

Oferecemos uma gama diversificada de exames para identificar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti - incluindo os obrigatórios nos planos de saúde pelo Rol de Procedimentos da ANS.

Em todos os exames de detecção, empregamos a tecnologia de Biologia Molecular e garantimos a máxima eficiência com as técnicas mais modernas do mercado.

Confira a tabela completa de exames que oferecemos:

Tabela Completa de Exames

Exames obrigatórios

Desde o dia 6 de junho de 2016, três exames para a detecção de vírus zika passaram a ser obrigatórios no Rol de Procedimentos da ANS. A decisão foi estabelecida por conta de uma emergência de saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os pacientes considerados prioritários para a detecção de zika são gestantes, bebês cujas mães têm diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com suspeita de infecção. Os exames são fundamentais para esse público devido ao risco de microcefalia nas crianças  - neste caso, o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.

Os exames aprovados e previstos pela medida são:

  • PCR (Polymerase Chain Reaction), que detecta o vírus nos primeiros dias da doença. É indicado para gestantes sintomáticas, somente até 5 dias após os primeiros sinais da doença
  • Teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea. É recomendado para gestantes com ou sem sintomas da doença no pré-natal, repetindo o procedimento ao final do 2º trimestre da gravidez, para bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus zika, e aos recém-nascidos com malformação congênita que podem ter sinal de infecção pelo vírus
  • Teste sorológico IgG, para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida. Indicado para gestantes ou recém-nascidos que obtiveram resultado positivo na pesquisa de anticorpos IgM

Disponibilizamos os três exames com rígidos padrões de qualidade e rapidez de entrega, para garantir ainda mais saúde, segurança e comodidade.

Saiba mais

Quer saber como funcionam os exames realizados para detecção arboviroses (dengue, febre amarela, zica e chikungunya)? Confira o vídeo do Dr. Jose Eduardo Levi, responsável pelo nosso setor de biologia molecular, e descubra!

 

Ofereça o melhor aos seus pacientes. Entre em contato com a nossa equipe de vendas.