Skip to main content

/node/180

Setembro Vermelho - O mês para lembrar do seu coração

Publicado em 09/09/2019 - 16:09

O Setembro Vermelho é celebrado em homenagem ao Dia Mundial do Coração, que tem sua data oficial comemorada no dia 29 de setembro. É uma época extremamente importante para discutir ainda mais sobre a saúde desse órgão tão importante para a vida.

 

Como funciona o coração e quais os possíveis problemas que pode apresentar?

O coração é formado, basicamente, por músculos. É responsável por garantir a circulação de sangue por todo o nosso corpo e também pela distribuição de oxigênio e nutrientes. Além disso, cuida da frequência cardíaca e da pressão arterial, dois dos principais sinais vitais do corpo.

Diversas doenças, inclusive as que mais matam no mundo, estão relacionadas a problemas no sistema cardiovascular. Quatro delas são especialmente letais:

doenças

Existem outras, menos letais e mais comuns: arritmia, angina, aterosclerose, doença vascular periférica, miocardite, endocardite e tumores.

Ficar atento ao nível de colesterol e pressão arterial, cultivar bons hábitos alimentares, seguir uma rotina de exercícios e fazer exames periódicos são cuidados fundamentais para manter a saúde do seu coração em dia.

 

Diagnóstico e cuidados

O laboratório de genômica GeneOne, da Dasa, possui 18 painéis de investigação e identificação de mutação para doenças cardiológicas. É uma inovação que possibilita resultados concretos e uma perspectiva mais positiva.

Os painéis também são oferecidos pelo Alvaro Apoio.

Painéis

Estes testes genéticos são mais indicados para pacientes com:

  • Cardiomiopatias, que são inflamações do músculo cardíaco que provocam sua ampliação e enfraquecimento
  • Síndromes arrítmicas, principalmente as que levam à morte súbita
  • Doenças cardiovasculares associadas à hipercolesterolemia (taxas elevadas de colesterol no sangue) familiar
  • Síndromes aórticas

No Alvaro Apoio, possuímos outros dois exames: o Cardio ID e o Subfracionamento de Lipoproteína. Estes oferecem uma análise aprofundada do perfil de lipídios do paciente e são feitos por uma metodologia inovadora, chamada Mobilidade Iônica, e por um grande player e parceiro da Dasa, a Quest Diagnostics.

Segundo estudos, a análise de subpartículas dos três grandes grupos de colesterol (LDL, HDL e VLDL), feita com a tecnologia de Mobilidade Iônica, pode adicionar mais informação útil à prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, doenças cerebrovasculares, doença vascular periférica e renal.

Sabe-se que até 50% dos eventos agudos cardiovasculares (infarto do miocárdio) não podem ser previstos a partir das classificações de risco atualmente disponíveis. Buscando estes novos marcadores e elementos, pretende-se entender melhor o risco em pacientes que precisam de um cuidado especial na prevenção das doenças cardiovasculares.

Para saber mais sobre os nossos exames e especialidades, entre em contato com a nossa equipe.