Skip to main content

/node/231

RT-PCR em Saliva: temos um novo exame para COVID-19

Publicado em 24/02/2021 - 12:02

Já está disponível no Alvaro Apoio mais um exame para COVID-19: o RT-PCR em Saliva.

O RT-PCR é o exame que confirma a presença do vírus usando o código genético para identificá-lo. É um teste molecular, capaz de identificar a presença do RNA viral nas amostras biológicas, com alta sensibilidade e especificidade, ou seja, muita precisão e acurácia.

Diferente do RT-PCR em swab de naso/orofaringe, a coleta em saliva oferece menos incômodo e mais facilidade para o paciente.

Saiba mais!

 

O que é?

O RT-PCR é considerado o teste padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. A confirmação do exame é obtida por meio da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, coletada da garganta ou do nariz.

 

Como é feito?

O processo do exame transforma o RNA do vírus em DNA, que é amplificado. Caso tenha material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento e traduzido em resultado positivo. Dessa forma, a suspeita da COVID-19 é confirmada.

 

Quando deve ser feito?

O exame é recomendado para pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o 12° dia de sintomas.

 

Quem deve fazer?

Pessoas com sintomas devem procurar atendimento médico para realizar o exame.

 

Quando sai o resultado?

Prazo de 3 dias úteis a partir da chegada da amostra no NTO. Este prazo pode mudar por fatores que não estão sob a gestão do Alvaro Apoio. Por isso, sempre confirme o prazo atualizado no site www.alvaroapoio.com.br, clicando em examee depois embuscar exame”.

 

Estabilidade: 7 dias refrigerado

Transporte refrigerado em 2 a 8ºC

Observação: Encaminhar cada amostra individual dentro do saco bobina

 

Forma ideal de coleta:

  • O paciente deve ser orientado a não tomar água 10 minutos antes da coleta e evitar comida, bebida e spray nasal 30 minutos antes da coleta
  • O material enviado deve ser saliva normal e, portanto, o paciente não deve tossir, pigarrear, etc
  • Enviar 2 mL de saliva (mínimo 1mL) no frasco estéril. Verificar se o frasco está devidamente tampado para que não haja perca da amostra biológica coletada
  • Limpar a tampa com álcool/álcool gel

 

Confira mais informações sobre o teste RT-PCR em Saliva:

PCR em Saliva

 

Desenvolvido com base em protocolo de Yale¹ pela P&D Dasa, o teste possui resultados com concordância de 90% ao RT-PCR em swab de naso/orofaringe, que é o padrão-ouro para o diagnóstico da COVID-19, com o resultado abaixo:

 

PCR em Saliva

 

Quer saber mais? Entre em contato com o Executivo de Vendas ou ligue no Conexão Alvaro Apoio no número 0800-643-8100.