Skip to main content

/node/190

Novembro Azul - Inovação em exames pela saúde do homem

Publicado em 08/11/2019 - 11:11

O Novembro Azul é um movimento mundial que busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil.

E, assim como Outubro Rosa e tantas outras datas marcantes da saúde, apoiamos a causa compartilhando informação relevante e oferecendo o que há de melhor e mais inovador em exames diagnósticos.

 

Afinal, o que é a próstata?

Uma glândula que só o homem tem e está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, parte final do intestino grosso. É um órgão pequeno, com a forma de uma maçã e envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada.

A próstata também produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

 

Sintomas

Quando está em fase inicial, o tumor cresce de forma lenta e silenciosa, não dando sinais visíveis e nem ameaçando a saúde do homem. Alguns pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata.

 

Na fase avançada, pode apresentar sintomas mais graves, como:

  • Dificuldade de urinar ou diminuição da quantidade
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Sangue na urina
  • Dor óssea

 

Diagnóstico e exames

Para investigar os sinais e descobrir se a doença está presente, podem ser realizados alguns exames não invasivos e temos todos eles em nosso portfólio.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar uma melhor chance de tratamento.

 

Exame de PSA

Mede, através da coleta de sangue, a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA) produzida pela próstata. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

 

Exame de PSA2

Utilizado para diferenciar HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata) e câncer de próstata. O uso da dosagem de PSA livre e PSA total pode reduzir o número de biópsias desnecessárias em pacientes com níveis de PSA total entre 4,0 e 10,0 ng/mL. Quando os níveis são menores que 25% (0.25), significa sugestivo de hipertrofia benigna.

 

Exame P2PSA

Faz parte do grupo de precursores inativos do PSA (Antígeno Prostático Específico total) e tem se mostrado um promissor marcador para o câncer de próstata. Estudos clínicos demonstram que elevações do P2PSA estão correlacionadas ao tumor.

 

PHI (Prostate Health Index)

O Índice de Saúde da Próstata (PHI), que também é utilizado, é um cálculo que inclui PSA total, PSA livre e P2PSA. Estudos científicos acusam uma sensibilidade de 90% para o diagnóstico do câncer de próstata quando o PSA total de encontra-se entre 2 a 10 ng/mL.

O Alvaro Apoio disponibiliza o P2PSA juntamente com o Índice de Saúde da Próstata (PHI) no portfólio de exames.

 

Prolaris

Prolaris é o mais novo teste genético desenvolvido para prever a agressividade do câncer de próstata, juntamente com outras variáveis clínicas, através de:

  • Medida molecular direta da biologia do tumor de câncer de próstata
  • Assinatura da expressão de RNA baseada nos genes de progressão do ciclo celular (CCP)
  • É composto por um painel de 46 genes e algoritmos integrativos para avaliar a agressividade do câncer de próstata
  • 31 genes em várias vias de progressão do ciclo celular
  • 15 genes de referência

O teste Prolaris fornece mais informações prognósticas do que o escore de Gleason ou PSA, além de fornecer avaliação de risco personalizada:

  • Mortalidade de doença específica em 10 anos quando tratado conservadoramente
  • Risco de desenvolvimento de metástase em 10 anos quando tratado com cirurgia ou radioterapia

 

O Prolaris Molecular ScoreTM pode variar de 0 a 10. Em cada aumento de 1 unidade no Prolaris Molecular Escore, o risco de morte do paciente por câncer de próstata duplica.

 

Para saber mais sobre estes exames e como oferecer cada um deles no seu laboratório, fale com um dos nossos representantes.