Skip to main content

/node/219

Monitoramento da vitamina D

Publicado em 10/07/2020 - 11:07

A vitamina D é considerada um pré-hormônio e uma vitamina lipossolúvel, que está naturalmente presente em alimentos e disponível também como suplemento dietético. Ela é muito necessária para o corpo humano por conta de suas funções relacionadas à saúde dos ossos e por realizar a modulação do crescimento celular, a função neuromuscular e imunológica e a redução da inflamação.

 

Vitamina do sol

Ela pode ser produzida quando os raios ultravioletas da luz solar atingem a pele e desencadeiam a sua síntese.

 

Mineralização normal do osso

A vitamina D promove a absorção de cálcio no intestino e mantém concentrações séricas adequadas de cálcio e fosfato.

 

Consequências da taxa baixa

Nesse momento de ficar em casa por conta da pandemia do novo Coronavírus, o contato com o sol diminuiu pra muita gente - e, consequentemente, os níveis de vitamina D no corpo também podem cair. É importante ficar atento: a falta no organismo pode ocasionar problemas de saúde e doenças como o raquitismo, que se caracteriza como o amolecimento e enfraquecimento dos ossos.

O grupo considerado de risco, nessa situação, abrange gestantes, lactantes, idosos, pessoas com exposição solar limitada, pessoas obesas ou submetidas à cirurgia de by-pass gástrico e pessoas com doença inflamatória intestinal e outras condições que causam má absorção de gordura.

 

Prevenção

Para manter os níveis de vitamina D necessários no corpo, é importante investir em alimentos que contenham naturalmente a substância, como salmão, atum, sardinha, cogumelos irradiados, leite e seus derivados, gema de ovo, entre outros. Em alguns casos, pode ser necessário envolver suplementos vitamínicos, que são indicados por um médico.

 

Valores de referência de Vitamina D

valores referência

Exames relacionados Alvaro Apoio

relacionados

 

Para mais informações sobre o exame, entre em contato com o Executivo de Vendas ou ligue no Conexão Alvaro Apoio no número 0800-643-8100.