Skip to main content

/node/174

Dia Nacional de Combate ao Colesterol - Mais consciência e saúde

Publicado em 08/08/2019 - 15:08

No dia 08 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Esta data foi criada para trazer mais conscientização e prevenção das complicações causadas por excesso de colesterol no sangue, como as doenças cardiovasculares.

Normalmente, níveis elevados de colesterol no sangue estão relacionados a outros problemas, como a falta de exercícios físicos, alimentação inadequada e obesidade. Apesar disso, a hereditariedade também tem um papel importante na saúde do paciente.

Por isso, é essencial ter as ferramentas mais modernas e precisas para perceber eventuais riscos à saúde. Nosso exame Cardio ID – subfracionamento de lipoproteínas traz uma análise aprofundada do perfil de lipídios do paciente.

Recentemente, estudos mostraram que a análise de subpartículas com a tecnologia de Mobilidade iônica dos 3 grandes grupos do colesterol (LDL, HDL, VLDL) podem adicionar ainda mais informação útil para a prevenção das doenças cardiovasculares. Alguns exemplos são infarto do miocárdio, doenças cerebrovasculares, doença vascular periférica e renal.

Até 50% dos eventos agudos cardiovasculares (infarto do miocárdio) não podem ser previstos a partir das classificações de risco atualmente disponíveis. Com esses novos marcadores e elementos, é possível entender melhor o risco em pacientes que precisam de um cuidado especial na prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Saiba mais

O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo organismo naturalmente. Ele desempenha funções essenciais no nosso corpo, como a produção de hormônios. Apesar disso, quando em excesso, ele pode provocar uma série de doenças.

Esse lipídio é comumente separado em dois tipos: o LDL, conhecido como "colesterol ruim", pois entra em artérias e pode provocar entupimento; e o HDL, o “colesterol bom”,  que retira o excesso de colesterol das artérias, impede seu depósito e diminui a formação de placas de gordura.

Quer oferecer um cuidado completo aos seus pacientes? Fale com nossos executivos de vendas.