Skip to main content

/node/204

Dia Internacional da Síndrome de Down: A inclusão como porta para uma vida saudável

Publicado em 20/03/2020 - 11:03

Em 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada em 2006 pela organização Down Syndrome International. O objetivo, com a data, é dar mais visibilidade ao tema e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de inclusão.

Estima-se que 300 mil brasileiros vivem com a síndrome no nosso país, segundo dados do IBGE, e muitos deles estão fora das escolas e mercado de trabalho. A inclusão aumenta a possibilidade de desenvolvimento, além de ser uma forma de respeito às diferenças.

titulo1

Alteração genética que acontece na divisão celular do óvulo e resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamado trissomia.

A síndrome pode causar dificuldade de aprendizado ou atraso mental nas crianças. Os homens quase sempre são estéreis e as mulheres podem engravidar, mas com grandes chances de terem um bebê com a mesma condição.
Porém, ela não impede que possam frequentar escola e faculdade, participar de qualquer atividade, seja física ou artística, namorar e casar. Muitas vezes eles só precisarão que respeitem seu tempo.

As pessoas com Síndrome de Down têm os direitos assegurados pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, ratificada pelo Brasil com força constitucional e pela Lei Brasileira de Inclusão.

titulo3

Cariótipo

O exame de Cariótipo, conjunto de cromossomos dentro de um núcleo de uma célula, é uma das maneiras de se diagnosticar a mutação. Ele é um teste citogenético que identifica uma espécie ou se houve alguma mutação ou alteração cromossômica - como a deleção ou a não disjunção de algum cromossomo.

Para esse teste, oferecemos toda a tecnologia da inSitus, especializada em Onco-Hematologia.

insitus

NIPT

O NIPT, Teste Pré-Natal Não Invasivo, é um teste genético de última geração que usa uma amostra de sangue da mãe para analisar o DNA fetal circulante no plasma materno. Ele detecta alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down, que podem impactar a saúde do bebê. O teste é indicado para todas as mulheres a partir da nona semana de gravidez

Fale com a gente para oferecer esses e outros exames no seu laboratório!