Skip to main content

/node/179

Dia da Fibrose Cística: Por um diagnóstico precoce e mais qualidade de vida

Publicado em 05/09/2019 - 12:09

No dia 5 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística (ou Mucoviscidose).

Doença genética, hereditária e multissistêmica, é provocada por um gene defeituoso que faz com que o organismo produza uma secreção mais grossa e pegajosa. Este muco afeta, principalmente, os sistemas digestivo, respiratório e as glândulas sudoríparas.

É uma doença rara, que atinge menos de um a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil, e não tem cura.

O Dia da Fibrose Cística foi estabelecido com o intuito de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce - quanto mais rápida for detectada, melhor o prognóstico da doença.

sistemas

 

Sintomas

Os sintomas da Fibrose Cística se manifestam de maneira diferente em cada pessoa. Ou seja, nem todos os pacientes demonstram os mesmos sinais. Todas os sintomas da doença estão relacionados aos efeitos que o muco causa nos sistemas afetados.

Os sinais mais comuns a que se deve ficar atento são:

sintomas

 

Diagnóstico e Tratamento

Quando existe manifestação da Fibrose Cística na família, os exames devem ser prioridade, uma vez que a doença é hereditária e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho.

Além disso, quando a identificação ocorre tardiamente, o tratamento fica mais difícil, pois já há um quadro de infecções pulmonares, desnutrição e diarreia que comprometem a recuperação dos sistemas afetados.

A Fibrose Cística, nos dias de hoje, pode ser detectada através de exames como:

exames

 

Quer saber como oferecer o melhor prazo aos seus pacientes?

Entre em contato com a nossa equipe de vendas.