Skip to main content

/node/227

Novembro Azul: Uma atitude positiva pela prevenção

Publicado em 30/10/2020 - 16:10

O Novembro Azul marca um importante movimento para propagar a conscientização a respeito de doenças do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, uma glândula que só o sexo masculino possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides e que é liberado durante a relação sexual.

Este é o câncer mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores. É considerado um câncer de terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

IMG

Diagnóstico e exames

Para investigar os sinais e descobrir se a doença está presente, podem ser realizados alguns exames não invasivos e temos todos eles em nosso portfólio.

A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar uma melhor chance de tratamento.

 

Exame de PSA

Mede, através da coleta de sangue, a quantidade da proteína Antígeno Prostático Específico (PSA) produzida pela próstata. Níveis altos podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

 

Exame de PSA2

Utilizado para diferenciar HBP (Hiperplasia Benigna da Próstata) e câncer de próstata. O uso da dosagem de PSA livre e PSA total pode reduzir o número de biópsias desnecessárias em pacientes com níveis de PSA total entre 4,0 e 10,0 ng/mL. Quando os níveis são menores que 25% (0.25), significa sugestivo de hipertrofia benigna.

 

Exame P2PSA

Faz parte do grupo de precursores inativos do PSA (Antígeno Prostático Específico total) e tem se mostrado um promissor marcador para o câncer de próstata. Estudos clínicos demonstram que elevações do P2PSA estão correlacionadas ao tumor.

 

PHI (Prostate Health Index)

O Índice de Saúde da Próstata (PHI), que também é utilizado, é um cálculo que inclui PSA total, PSA livre e P2PSA. Estudos científicos acusam uma sensibilidade de 90% para o diagnóstico do câncer de próstata quando o PSA total de encontra-se entre 2 a 10 ng/mL.

O Alvaro Apoio disponibiliza o P2PSA juntamente com o Índice de Saúde da Próstata (PHI) no portfólio de exames.

Para mais informações, entre em contato com o Executivo de Vendas. Ou fale com a gente pelo Conexão Alvaro Apoio, número 0800-643-8100, e pelo WhatsApp, (45) 98821-9193.