Skip to main content

/node/201

Como aproveitar o Carnaval em tempo de Coronavírus?

Publicado em 20/02/2020 - 19:02

O Coronavírus é um grupo de vírus que provoca infecções respiratórias. Em 2019, um novo agente dessa família de vírus (nCoV-2019) foi descoberto na China, após casos de pneumonia registrados que não responderam ao tratamento com antibióticos. 

Cientistas acreditam que a doença teve origem em um animal e se espalhou para os seres humanos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram registrados mais de 74.500 mil casos em 26 países e mais de 2.100 mortes (dados de 20/02/20), o que mobilizou órgãos internacionais e a comunidade científica na busca pela prevenção, respostas sobre sua transmissão e tratamento.

noticia_carnaval_1

Apesar de ainda nenhum caso confirmado no País, com o Carnaval chegando, a proliferação da doença se torna um risco ainda maior, devido à grande aglomeração de pessoas num espaço restrito. Segundo especialistas, este cenário, junto com a alimentação inadequada, desidratação e falta de sono, criam as condições ideais para o disseminação de doenças.

Sobre este assunto, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantiu que portos e aeroportos serão monitorados no Brasil e recomendou que todos "lavem as mãos e evitem compartilhar objetos, como copo e talheres” nessa época de folia. 

Além disso, há outras medidas que podem ser tomadas para evitar não só o Coronavírus, mas outras doenças como conjuntivite, herpes, mononucleose e hepatites A e B, além de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Confira:

  • Leve sempre álcool em gel com você e não esqueça de passar, com frequência, nas mãos
  • O Ministério da Saúde ainda não considera necessário o uso de máscaras (mas você pode levar a de um personagem para entrar no clima da festa e se proteger ao mesmo tempo)
  • Evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como copos e garrafas
  • Use preservativo. Ele evita gonorreia, sífilis, HIV, HPV, hepatite B e C, dentre outras doenças.
  • O consumo exagerado de álcool prejudica a capacidade do sistema imunológico de combater infecções virais. Para cada copo de bebida, um copo de água.
  • Hidrata-se bastante. Alimente-se bem. Durma de 6 a 8 horas.
  • Se precisar usar o banheiro químico, leve o álcool em gel com você
  • Acabou o Carnaval e você gripou? Procure o médico e evite se automedicar

Fique esperto e siga essas dicas para curtir um Carnaval sem estresse e complicações! 

noticia_carnaval_2

O Alvaro Apoio é o primeiro laboratório do Brasil a desenvolver um exame focado em diagnosticar somente o Coronavírus. Mais um passo inovador e exclusivo em busca de oferecer o melhor em Medicina Diagnóstica.

Desenvolvemos e validamos, em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP, um novo teste com controle positivo específico para a cepa do surto chinês de 2019, isso garante para o seu laboratório e pacientes a melhor qualidade em resultado diagnóstico, feito de uma maneira mais rápida e mais acessível.

São até 72 horas para processar a amostra e entregar o laudo final, com uma logística que atende em todos os lugares do Brasil.

Para saber mais sobre esse novo exame exclusivo e como levar a evolução ao seu laboratório, entre em contato com a nossa equipe comercial.